8 dúvidas sobre a Bandagem Elástica Funcional

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

Bandagem Funcional - Taping - Clinica Fortius - PZ8CRAY
A bandagem tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações ou de tecidos. Seguem respostas para algumas das principais dúvidas sobre o produto:
1 – Bandagem é um recurso terapêutico que vem sendo usado cada dia mais por fisioterapeutas na prevenção de lesões. Existem dois tipos: rígida ou funcional.
2 – Sim. A bandagem rígida tem o objetivo de estabilizar a articulação, assim restringindo os movimentos. Já a bandagem funcional, como o nome sugere, permite que os movimentos sejam realizados livremente.
3 – Melhora da circulação sanguínea e linfática, analgesia, correção de funções e na ativação ou inibição da musculatura.
4 – Hoje há várias marcas no mercado, porém todas seguem o mesmo principio do Dr. Kenzo Kaze, uma fita elástica de algodão, com microporo para respiração tecidual, que se assemelham ao peso, espessura e elasticidade da pele. O que muda entre prevenção e recuperação é a técnica de aplicação usada.
5 – A bandagem não é um milagre e sim mais uma entre as técnicas existentes e vem sendo muito utilizada nos tratamentos pós-cirúrgicos. Ao ser utilizada de forma correta dentro de um plano de tratamento, a bandagem melhora a circulação sanguínea e linfática, promove analgesia nas dores lombares e cervicais, correção de funções postural nos músculos para vertebrais e ativação ou inibição da musculatura nas panturrilhas para as cãibras frequentes.
6 – Não há propriamente conta indicações, existem condições em que não devem ser usadas, tais como fratura, ruptura completa de tendões e ferimentos abertos. Também deve- se ter uma atenção especial para indivíduos com diabetes e doenças renais, pele frágil e trombose venosa.
7 – O treino de corrida pode ser bem desgastante e causar grande estresse na musculatura. Assim, a bandagem pode ser usada para o relaxamento desta musculatura e prevenir lesões
8 – A aplicação deve ser feita por um profissional qualificado, que tenha conhecimento em anatomia, fisiologia e nas técnicas de aplicação da bandagem. A Anamnese (histórico) do paciente é imprescindível, pois para cada problema específico muda- se a forma de aplicação. Por exemplo: se um paciente sofre com frequentes cãibras e a bandagem for aplicada de forma a ativar a panturrilha, pode-se aumentar ainda mais o estresse deste músculo e o paciente corre o risco de ter o problema agravado.

  

Domine a técnica de Bandagem Elástica Funcional e faça a diferença na vida do seu paciente. Tenho 2 cursos sobre Bandagem para mudar seu patamar profissionas. Quer conhecer o conteúdo?

Curso 1: Workshop Bandagem Funcional Cinética . É impossível você não aprender a técnica!
Curso 2: Curso de Bandagem Elástica e Funcional

Outras dicas especiais:
Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui .
Informações sobre outros materiais para aprendizado de Bandagem Elástica Funcional clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.