Aplicações da bandagem elástica para a prevenção de lesões

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

Resultado de imagem para bandagem funcional


A bandagem elástica é uma técnica criada no Japão, nos anos 1970, pelo quiropraxista Kenzo Kaze para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio a estabilidade.

A bandagem elástica é muito utilizada em lesões crônicas, para prevenir o agravamento da lesão. Muitas vezes o paciente não apresenta mais sintomas ou restrições de movimentos, já estando reabilitado, contudo será exposto a alguma situação que causará instabilidade e poderá ser um fator de risco para o retorno da lesão.

A bandagem elástica fará a estabilização articular, permitindo a funcionalidade da área, porém impedindo movimentos ou posições que sejam lesivos para os pacientes. Essa técnica é muito utilizada por fisioterapeutas esportivos em atletas, em que a aplicação é realizada antes dos atletas praticarem seus esportes.

Os atletas são o público que mais divulga a utilização das bandagens elásticas, por utilizarem em campeonatos esportivos transmitidos em rede nacional e internacional. É muito comum observar fotos de esportistas famosos utilizando a técnica.

Como dito, as bandagens devem ser utilizadas por profissionais que conhecem a técnica, em casos de prevenção de lesões crônicas ou para analgesia. Cada esporte possui lesões que são mais comuns. Em jogadores de futebol, por exemplo as lesões ocorrem principalmente na coxa e no tornozelo.

No Muay Thai, as lesões de membro inferiores também aparecem em predominância. Já em esportes como o boxe, a maior parte das lesões acomete ligamentos das mãos e punhos. Nesses esportes de lutas, muitas vezes as lesões também podme ocorrer na face, o que implica na aplicação das bandagens no rosto.

É fundamental ao fisioterapeuta conhecer seus atletas e suas lesões mais comuns para saber qual aplicação utilizar em cada caso.

 

 
Domine a técnica de Bandagem Elástica Funcional e faça a diferença na vida do seu paciente. Tenho 2 cursos sobre Bandagem para mudar seu patamar profissionas. Quer conhecer o conteúdo?

Curso 1: Workshop Bandagem Funcional Cinética . É impossível você não aprender a técnica!
Curso 2: Curso de Bandagem Elástica e Funcional

Outras dicas especiais:
Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui .
Informações sobre outros materiais para aprendizado de Bandagem Elástica Funcional clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.