Fisioterapia e a Bandagem Elástica Funcional

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.


Kinesio Taping é uma técnica de bandagem funcional com propriedades elásticas, desenvolvida na década de 70, no Japão, pelo quiropraxista Kenzo Kase. É realizada através do uso de fita de Kinesio (Kinesio Tape), fabricada em algodão com até 140% de elasticidade, que dispõe de cola sem látex para fixar na pele (evitando obstruções), resistente à água ou transpiração e não possui remédios em sua composição, pois quando aplicada na pele, ocasiona estímulos mecânicos e sensoriais

É um recurso inovador, que vem ganhando espaço devido aos excelentes resultados que proporciona e é cada vez maior o número de profissionais que a utilizam. Aplicada nas áreas ortopédica, neurológica, desportiva, geriátrica e hospitalar, seus princípios se baseiam na capacidade de regeneração natural do nosso corpo e ao contrário de outras técnicas de bandagens que limitam o movimento, esta proporciona total liberdade. Também age enviando informações proprioceptivas sensoriais na região onde foi realizada sua aplicação.

A bandagem elástica tem como objetivo oferecer suporte externo aos tecidos moles, não limitando sua ação. Ela promove estímulos mecânicos constantes na pele, que ativam receptores cutâneos sensíveis a alterações do sistema articular. Estes se comunicam com tecidos profundos, ocasionando o aumento do espaço intersticial, o que resulta em uma diminuição da pressão sobre os nocioceptores, diminuindo a dor e permitindo que a circulação e a linfa fluam mais livremente.

A explicação sobre os objetivos e o funcionamento do tratamento com bandagens elásticas deve bem clara aos pacientes. Eles devem entender sua função, seus efeitos sobre a pele e o que devem fazer para contribuir para sua durabilidade.

É orientado ao paciente que durante o banho não esfregue muito a região em que a bandagem foi aplicada e se possível, utilize um secador de cabelos para secar a região. Além disso, é importante também orientar o paciente para que na presença de qualquer incômodo (coceira ou ardência, por exemplo) ele retire a bandagem imediatamente.

Esse processo deve ser realizado de forma lenta, utilizando o auxilio de álcool ou algum tipo de óleo corporal.

Outro cuidado a ser tomado é durante a aplicação das bandagens para casos de correção articular. Para esses pacientes, o ideal é ir realizando as correções gradativamente e não esperar por resultados na primeira aplicação. Certamente, a alteração é resultante de um longo período de modificações e readaptações corporais. Por isso, o mais adequado é ir progredindo com pequenas amplitudes e angulações. A cada sessão, se aumenta um pouco o tensionamento e se progride na correção, até restaurar o padrão esperado.

O uso da técnica em excesso pode gerar um aumento da estimulação, em que várias áreas do corpo estão recebendo informações e a resposta não acontece de forma adequada. O ideal é que as bandagens elásticas sejam aplicadas em uma região do corpo por vez, focando no tratamento especifico da região escolhida.

Durante o tratamento fisioterapêutico a bandagem elástica é mais um recurso que deve ser utilizado em conjunto com outras técnicas, principalmente a cinesioterapia. Pode ser utilizada tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Com ela o paciente relata sensação de segurança, pois é permitida a execução de movimentos sem prejudicar a lesão.

Ela irá melhorar a dor, a circulação sanguínea e linfática, estimular a propriocepção e a consciência corporal, corrigir desalinhamentos articulares, melhorar a amplitude de movimento e diminuir o espasmo muscular, atuando assim na sinergia da contração muscular.

Em razão a todos esses recursos, é muito utilizada em todas as áreas da fisioterapia, tendo aplicabilidade na fisioterapia esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, saúde da mulher, entre outras.
 


Domine a técnica de Bandagem Elástica Funcional e faça a diferença na vida do seu paciente. Tenho 2 cursos sobre Bandagem para mudar seu patamar profissionas. Quer conhecer o conteúdo?

Curso 1: Workshop Bandagem Funcional Cinética . É impossível você não aprender a técnica!
Curso 2: Curso de Bandagem Elástica e Funcional

Outras dicas especiais:
Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui .
Informações sobre outros materiais para aprendizado de Bandagem Elástica Funcional clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.