5 sistemas fisiológicos que a Bandagem Funcional atua

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

Resultado de imagem para bandagem funcional

As bandagens funcionais são muito utilizadas no tratamento fisioterapêutico em conjunto com outras técnicas especificas destes profissionais. A bandagem elástica possui como princípio a adequação do tônus muscular e a estabilização articular, com a correção de seu posicionamento. Como principais resultados, podemos destacar a analgesia e a limitação seletiva da amplitude de movimento.

Os objetivos principais do uso são facilitar e acelerar processos de regeneração tecidular, pois auxilia na habilitação ou reabilitação das ações motoras de músculos, tendões, articulações e ligamentos, sem limitar o movimento, promovendo o funcionamento natural das estruturas.

A técnica de Bandagem Funcional tem sido muito utilizada por fisioterapeutas, a aplicação ocorre em 5 sistemas fisiológicos e em seus respectivos receptores, resultando em diferentes efeitos para cada sistema.

Sistema Tegumentar – Fita aplicada sempre sobre este sistema
Sistema Fascial
Sistema Muscular
Sistema Articular
Sistema Circulatório/Linfático
Assim como em qualquer outro procedimento fisioterapêutico, quando feita a correta avaliação do paciente e identificação da necessidade de uso da técnica, torna-se possível obter ótimos resultados em relação a dores e sintomas.

A reação de melhora acontece devido ao processo inflamatório e dor, causarem pressão adicional aos receptores sensoriais e neurológicos. A fita de Kinesio irá favorecer a circulação sanguínea e linfática, melhorar a amplitude de movimentos e diminuir espasmos musculares, atuando desta maneira na sinergia da contração muscular e na eliminação de resíduos inflamatórios, diminuindo dores, edemas, hematomas e outros sinais de estado agudo inflamatório, pois garante efeitos terapêuticos contínuos.

  



Domine a técnica de Bandagem Elástica Funcional e faça a diferença na vida do seu paciente. Tenho 2 cursos sobre Bandagem para mudar seu patamar profissionas. Quer conhecer o conteúdo?

Curso 1: Workshop Bandagem Funcional Cinética . É impossível você não aprender a técnica!
Curso 2: Curso de Bandagem Elástica e Funcional

Outras dicas especiais:
Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui .
Informações sobre outros materiais para aprendizado de Bandagem Elástica Funcional clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.