Bandagem Funcional para Atletas

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

262x166

O uso de bandagem funcional elástica em tratamentos fisioterapêuticos é um ótimo recurso para ser utilizado de forma complementar a outras técnicas, como a cinesioterapia.

A técnica de Kinesio Taping pode ser utilizada para prevenir e reabilitar lesões de pacientes, proporcionando a sensação de segurança, permitindo a execução de movimentos normalmente.

Assim como em qualquer outro procedimento fisioterapêutico, quando feita a correta avaliação do paciente e identificação da necessidade de uso da técnica, torna-se possível obter ótimos resultados em relação a dores e sintomas.

A reação de melhora acontece devido ao processo inflamatório e dor, causarem pressão adicional aos receptores sensoriais e neurológicos. A fita de Kinesio irá favorecer a circulação sanguínea e linfática, melhorar a amplitude de movimentos e diminuir espasmos musculares, atuando desta maneira na sinergia da contração muscular e na eliminação de resíduos inflamatórios, diminuindo dores, edemas, hematomas e outros sinais de estado agudo inflamatório, pois garante efeitos terapêuticos contínuos.

Quais são os benefícios?

Alivia a dor;
Corrige a função muscular e sua função normal;
Permite diminuir a tensão muscular ou potencializar a sua ação;
Ativa e melhora a circulação sanguínea e linfática local;
Reduz e absorve mais rapidamente edemas ou hematomas;
Acelera processos cicatriciais e regenerativos tecidulares;
Mantém o normal funcionamento das estruturas músculo-esqueléticas, sem afetar ou restringir o seu movimento;
Diminui a tensão sobre as articulações afetadas;
Tem efeitos psicológicos, na pós-recuperação, dando segurança, estabilidade e conforto ao movimento;
Aumenta a proprioceptividade através da ativação dos mecanorreceptores.
Quais efeitos a técnica proporciona?
Diversos estudos já foram realizados a respeito da eficácia da técnica de Kinesio Taping em situação isolada ou associada a outros tipos de tratamentos, alguns estudiosos afirmam que há diversos benefícios, assim como, outros afirmam que a técnica é um placebo para pacientes.

Neste contexto, afirma-se que a utilização da técnica deve ocorrer de forma associada a outros tipos de tratamentos, pois é um apoio à reabilitação, regeneração e aceleração do processo cicatrizante. Além disso, também pode proporcionar efeitos psicológicos, que ocorrem por conta de determinadas cores de fitas (terapia de cores), da sensação de conforto e segurança, permitindo que o paciente tenha melhor estabilidade e equilíbrio emocional para retomar a normalidade e às atividades físicas após uma lesão ou disfunção.

Principais efeitos:

Criar condições para adaptação do treinamento, mantendo a amplitude do movimento;
Reduzir as barreiras circulatórias diminuindo edemas, hematomas e linfedemas;
Apoiar a função articular;
Melhorar a propriocepção;
Minimizar a dor.

Entre os atletas, o uso pode ser feito antes, durante ou depois do treino ou prova. Antes, a bandagem poderia ser útil para não piorar uma dor já existente. Durante, atuaria como facilitadora do movimento prejudicado pela lesão e, no pós, para atenuar a dor e auxiliar no tratamento.

Pode ser usada em todos os momentos, antes, durante e depois, depende do objetivo do paciente, da prova ou do estímulo que ele deseja. Se você está com dor no joelho, no tendão patelar, por exemplo, pode dar um suporte para a patela não puxar ou atritar tanto aquele tendão. Neste caso, funciona quase como um agasalho

Essa técnica acredita que cada cor emite uma vibração própria, possuindo assim propriedades terapêuticas particulares. Essas vibrações podem influenciar física ou emocionalmente o indivíduo. Em consequência, determinadas cores de bandagens podem ser escolhidas em alguns casos, favorecendo a obtenção dos resultados em função da cromoterapia.

O vermelho é uma cor relacionada com a motivação e a persistência da força física. Já o verde pode melhorar o raciocínio e promover o relaxamento físico. O azul também promove o relaxamento e inspira confiança. O Violeta auxilia no equilíbrio hormonal. A cor amarela, conhecida por sua alegria, auxilia nas escolhas e ativa o sistema linfático. O laranja é fonte de coragem e favorece o sistema circulatório.

A bandagem serve para várias funções diferentes. Depende da demanda do paciente e do objetivo do fisioterapeuta. Pode ser para sustentar, ajudar no movimento, empuxo inicial ou para dar amplitude ao movimento. Os principais benefícios são a sustentação da estrutura da forma que você coloca a fita, e com o calor o corpo, continua jogando sangue no local

 

Domine a técnica de Bandagem Elástica Funcional e faça a diferença na vida do seu paciente. Tenho 2 cursos sobre Bandagem para mudar seu patamar profissionas. Quer conhecer o conteúdo?

Curso 1: Workshop Bandagem Funcional Cinética . É impossível você não aprender a técnica!
Curso 2: Curso de Bandagem Elástica e Funcional

Outras dicas especiais:
Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui .
Informações sobre outros materiais para aprendizado de Bandagem Elástica Funcional clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.