O que é bandagem elástica?

Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.

kinesio-taping-bandagem

A bandagem elástica é a bandagem funcional com propriedades elásticas. A bandagem elástica mais conhecida é a kinesio taping, criada em 1973 pelo Dr. Kenzo Kase.

Ela é construída 100% por fibras de algodão que possuem até 140% de elasticidade. Para grudar na pele, a bandagem dispõe de uma cola especial sem látex, que permite a respiração cutânea sem obstruções e que não cria atrito com a pele.

A bandagem elástica não limita a movimentação corporal, o que é considerado seu maior benefício em relação as bandagens rígidas. Somado a esse fator, ela é a prova d’água, sendo assim não é necessário retirá-la para tomar banho e ela pode ser utilizada em esportes ou atividades de lazer que envolvam o meio aquático. Tudo isso contribui para que a durabilidade da bandagem seja maior, podendo durar de três a cinco dias.

Elas são comercializadas em rolos, com dimensões de 5mx5cm e disponíveis em diversas cores. Diferente das faixas de resistência elástica, em que cada cor representa uma resistência diferente, as cores das bandagens elásticas não influenciam em seu tensionamento, sendo todas iguais.

A aplicação da bandagem terapêutica reduz edemas e dores de lesões musculares. Isso porque a dor causada pela lesão é aliviada através das ondulações que a kinesio tape proporciona. Sendo assim, a circulação sanguínea e o sistema linfático fluem naturalmente.

A fita faz sucesso entre os atletas, principalmente durante os atos esportivos. A bandagem pode proporcionar efeito de aceleração ou desaceleração do movimento, sustentar ou relaxar a área do corpo atingida, além de aliviar a dor. Alguns atletas usam a kinesio tape alguns dias antes da prova, visando poupar o ligamento ou a musculatura e, no dia da prova, para economizar o músculo e evitar possíveis dores.

 

 
Domine a técnica de Bandagem Elástica Funcional e faça a diferença na vida do seu paciente. Tenho 2 cursos sobre Bandagem para mudar seu patamar profissionas. Quer conhecer o conteúdo?

Curso 1: Workshop Bandagem Funcional Cinética . É impossível você não aprender a técnica!
Curso 2: Curso de Bandagem Elástica e Funcional

Outras dicas especiais:
Ebooks gratuitos de Fisioterapia clicando aqui .
Informações sobre outros materiais para aprendizado de Bandagem Elástica Funcional clicando aqui

Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.